segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Nutrição saudável - SERÁ?


Disseminando conhecimentos - Exercício de tradução

A TIME MAGAZINE pediu aos especialistas em nutrição para que nos colocassem a par das mais recentes reviravoltas no mundo da alimentação saudável. Aqui estão as informações que eles deram.

Água-hidrogenada

A chamada água-hidrogenada - água na qual o gás hidrogênio é dissolvido - tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos, com um punhado de empresas (incluindo uma criada pelo médico Dr. Nicholas Perricone) vendendo garrafas, comprimidos que você pode dissolver na água, e até mesmo máquinas para aumentar o teor de hidrogênio da água. Alguns afirmam que adicionar mais hidrogênio aumenta a energia, melhora a recuperação pós-treino e reduz inflamações.
Mas a ciência por trás dessas afirmações é fraca, apoiada apenas por alguns estudos encorajadores em ratos e camundongos, e ainda com poucos testes em pessoas. "Nós não sabemos nada sobre a dosagem ou a freqüência com que você precisa beber água hidrogenada para obter benefícios para a saúde", diz Robin Foroutan, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.
Além disso, a quantidade de hidrogênio em produtos de água varia amplamente, e não há regulação para a padronização das fórmulas. Por enquanto, os especialistas dizem que, embora beber água com hidrogênio provavelmente não seja arriscado, os benefícios, se existirem, também são pouco conhecidos.

Proteína em pó

Existe uma variedade de proteínas em pó - soro, sementes de cânhamo, soja, ervilha e mais - os quais podem ser adicionados aos alimentos que de outra forma não possuem o nutriente em grandes quantidades, como batidas e vitaminas. Os pós podem ajudar na recuperação muscular após o exercício, além de proporcionar saciedade por um longo período.
Mas, nas formas mais importantes, o pó de proteína não é necessariamente um substituto adequado para outros alimentos. A proteína é importante para a saúde dos músculos, ossos e pele, e pode fornecer os nove aminoácidos essenciais que o corpo humano não produz por si só. Enquanto alguns pós de proteína possuem o perfil completo de aminoácidos, muitos ficam aquém. Em geral, os pós de proteínas animais - como o soro de leite, a caseína ou a proteína branca do ovo - são os mais completos.
Além disso, comer um alimento rico em proteínas pode fornecer outros nutrientes necessários. Por exemplo, os ovos contêm proteínas, bem como gorduras saudáveis e vitamina D. "Quando você come proteína de alimentos integrais, você obtém nutrientes e fibras extras que contribuem para uma dieta saudável", diz Nancy Rodríguez, professora de ciências nutricionais da Universidade de Connecticut, Storrs.

Sorvete de baixas calorias
O sorvete de baixas calorias e com altos teores de proteínas da Halo Top, tornou-se recentemente o pote mais vendido nos EUA, em parte, anunciando-se como uma alternativa saudável aos tradicionais Häagen-Dazs e Ben & Jerry's.
Isso é tecnicamente verdadeiro, especialmente para os contadores de calorias. Mas os nutricionistas advertem que tais contagens de baixas calorias derivam tipicamente de adoçantes artificiais e sem calorias, que não parecem ajudar as pessoas a perder peso, de acordo com recente relatório publicado pelo Jornal da Associação Médica Canadense.

Quanto à proteína adicionada, a menos que você esteja seguindo um regime de alta proteína, a quantidade extra no sorvete pode ser facilmente obtida em alimentos como frango e quinoa. Dados federais mostram que os adultos americanos consomem cerca de 15% de suas calorias diárias por meio de proteínas - bem dentro da quantidade recomendada.
Dito isto, se você está em busca de satisfação, existem alternativas bem piores do que a Halo Top. "No que diz respeito aos ingredientes, não há nada lá que eu questione com uma bandeira vermelha", diz Keri Gans, dietista registrada na cidade de Nova York.

Macarrão sem massa (non-pasta pasta)

Macarrão feito de arroz integral, quinoa, lentilhas, grão-de-bico, entre outros, ao invés de farinha, tudo "al dente". De certa forma, sim, massas desidratadas feitas de grão-de-bico, lentilhas ou feijão preto, possuem mais proteínas e fibras do que a massa normal. Isso porque esses grãos são naturalmente ricos nesses nutrientes.
Mas não se deixe enganar por marcas de macarrão com vegetais no nome, como macarrão com espinafre, ou com tomate. Dependendo da marca, massas de espinafre podem ser massas regulares com um pouco de espinafre em pó adicionado. Isso é, basicamente, "jogada de marketing", diz Keith Ayoob, professor de pediatria da Albert Einstein College of Medicine. Mesmo as empresas anunciando que seu macarrão contém "uma porção repleta de vegetais", ele acrescenta, não estão oferecendo um substituto viável para verduras reais.
A qualidade nutricional de qualquer tipo de massa, regular ou alternativa, depende em grande parte do que você serve como acompanhamento à ela. Todos os macarrões podem ser saudáveis se cobertos com vegetais, em vez de molho Alfredo, e servidos em porções não exageradas.

Snacks saudáveis em barras


As barras de granola têm sido um elemento icônico no templo da comida saudável, apesar do fato de que muitas contêm tanto açúcar como numa barra de chocolate.
Dito isto, nos últimos anos houve um aumento na procura por opções para lanches legitimamente saudáveis; para escolher uma delas, você só precisa ler os ingredientes com atenção. O dietista Andy Bellatti recomenda a procura de barras que disponibilizem o sabor doce originado dos alimentos, como tâmaras e coco, em vez de camadas de açúcares (ver: marcas como RXBAR e Lärrabar). Dessa forma, ele explica: "você estará recebendo nutrição e fibra, sem adição de açúcar". No caso de precisar de um lanche do meio-dia, um punhado de amêndoas ou uma maçã, muitas vezes pode ser a solução para menos calorias.
Gostou? Acha que poderia ser útil para mais alguém? Enriqueça suas redes sociais compartilhando num dos ícones abaixo (facebook, google +, twitter).


texto original, clique aqui                               Trabalhos publicados do tradutor




Nenhum comentário:

Postar um comentário