segunda-feira, 10 de julho de 2017

A alma lusitana dos brasileiros




Exercício de tradução para a entrevista de Fernanda Young concedida à revista de bordo da TAP. ( traduzido da versão em inglês, publicada na edição de outubro de 2014).

Portugal: A alma lusitana dos brasileiros

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? São as questões essenciais para todos os seres humanos. Se você é brasileiro, todas essas respostas podem ser encontradas em um único lugar: Portugal.

"Navegar é preciso " e visitar nossos ancestrais navegadores, essencial!

Fiz uma tatuagem com essa citação de Fernando Pessoa em meu braço na primeira vez em que visitei Portugal. Não queria deixar Lisboa sem ostentar, com orgulho, um "selo" comprovando que lá estive, e para onde sempre regressaria.

Nessa visita, lembro de como fiquei tocada por estar em Belém, local de onde zarparam as primeiras caravelas para o Brasil.  Alguns anos mais tarde, tatuei a imagem de uma caravela, no mesmo braço. Acabei descobrindo que sou muito portuguesa.

Sempre que ando pelas ruas de Lisboa e aprecio as comidas maravilhosas, bebo desses vinhos, escuto o fado, reconheço que isso tudo faz parte de mim mesma e compõe minha formação cultural.  As luzes de Lisboa, o som poético dos bondes, os varais com roupas penduradas, a aparência antiga das casas que parecem saídas de algum filme de época, tudo isso contrastando com o frescor da juventude bebendo cerveja em incontáveis bares; o humor típico expressado no sotaque carregado dos portugueses.

Sou apaixonada pela inteligência portuguesa. Não aceito as velhas piadas estereotipadas - são mentirosas e só servem para atrapalhar a própria auto-estima dos brasileiros.  A poesia portuguesa tem a rara qualidade de descrever sutilezas; "saudades" (anseios), uma palavra criada por eles, tão declamada e cantada.  Uma visita à casa de Fernando Pessoa é obrigatória, assim como prestar homenagem no túmulo de Camões, que fica no mosteiro dos Jerônimos. Passei um bom tempo do domingo apreciando as comidas e bebidas na Bica do Sapato, ciceroneada  por  meu caro amigo de mesmo nome do poeta, Fernando.
Eu classificaria a loja A Vida Portuguesa como a mais perigosa do mundo, e vou explicar o motivo: você vai sair de lá abarrotado de compras.  Existem centenas de itens. Sabonetes, bordados de Viana que fazem estremecer meus dons para a costura.

Visitar a igreja de Santo Antônio é sempre uma experiência emocionante. Meu santo de devoção nasceu lá, um lugar onde fiz e cumpro minhas promessas. Isso porque ele fala português, e entende meus pedidos melhor do que qualquer outro. Peço ajuda com namorados e sapatos. Santo Antônio está sempre disponível, acredite. Vá até lá e solicite ajuda para o que precisar.

Seria necessário escrever um livro para contar sobre todas as coisas que amo em Portugal. Aqui, seria impossível descrever cada lugar, museu, casa de fado, restaurante, amigos, e cervejas estupidamente geladas que encontro quando lá estou. Assim, termino esse tour de dicas no Pavilhão Chinês, comendo um queijo tostado e apreciando cada objeto do meu bar favorito no mundo.


need translations? from English into Portuguese? click https://tonyed35.wixsite.com/traduzindo

Outras matérias deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário